Missão
A nossa missão é promover a formação de recursos humanos em taxonomia em diferentes níveis, contribuindo para aumentar o conhecimento da biodiversidade e minimizar as limitações taxonômicas do Brasil. O objetivo central do laboratório é capacitar mais taxonomistas para que, em âmbito regional e nacional, se amplie o conhecimento da biodiversidade e permita a disseminação desse conhecimento para diferentes setores da sociedade. O laboratório presta serviços científicos a sociedade, identificando espécies de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) tanto para acadêmicos (graduandos, mestrandos e doutorandos) que desejam conhecer e reconhecer os FMA assim como para agricultores que pretendem aplicar esses fungos simbiontes em suas culturas (esse serviço não é cobrado).
A página foi criada com o intuito de divulgar os avanços da taxonomia e sistemática de Glomeromycota, permitindo uma visão mais ampla das propostas de classificação pela comunidade científica nacional. Ainda estamos em construção para atender as demandas taxonômicas existentes no país, principalmente para disponibilizar ferramentas úteis para a identificação e descrição de espécies de fungos micorrízicos arbusculares que tem sido o maior limitador dos avanços taxonômicos do país.
O Laboratório de Biologia de Micorrizas situa-se no Departamento de Botânica e Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fundado em 2010, é liderado pelo Prof. Bruno Tomio Goto. Atualmente, contamos com a participação de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de colaboradores vinculados a diversas instituições de ensino e pesquisa do país e do mundo.