Aspectos gerais da taxonomia
Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) são organismos do solo que vivem como simbiontes obrigatórios formando associação com raízes da maioria dos vegetais, contribuindo na regulação dos principais ecossistemas terrestres por aumentar a área de absorção de mutrientes no solo principalmente o fósforo, permitindo maior crescimento e tolerância a estresses bióticos e abióticos, sendo, por conseqüência, de granderelevância para a manutenção dos mesmos. Esses atributos ecológicos mostram a importância para práticas agrícolas sustentáveis além do potencial uso na recuperação de áreas impactadas.
Apesar dos primeiros fungos MA terem sido descritos em 1844 (Glomus macrocarpum Tul. & Tul. e G. microcarpum Tul. & Tul.), apenas em 1990 que os FMA receberam tratamento especial, sendo agrupados em uma ordem própria (Glomales) designada pelo hábito simbionte desses organismos (formação da micorríza). Antes da última revolução na classificação, esses organismos pertenceram à Mucorales, passando por Endogonales e Glomales, todas as ordens pertencendo aos Zygomycetes. Nesse período, a taxonomia e classificação eram baseadas quase que exclusivamente em evidências morfológicas (semelhança/diferença de caracteres).
Atualmente os FMA constituem o filo Glomeromycota, grupo molecularmente distinto dos Zygomycota e filogeneticamente mais próximos dos Ascomycota e Basidiomycota (grupos mais derivado de fungos). Contudo, esse novo sistema de classificação baseia-se quase que exclusivamente em evidências moleculares (DNAr 18s). Nos últimos 40 anos, os avanços na taxonomia do grupo tiveram marcantes contribuições durante as décadas de 70, com a revisão de Gerdemann &Trappe (1974), de 80, com descrições de muitas novas espécies, de 90, com os estudos ontogenéticos e no início do século 21 com a revolução moleculare.
Toda a base taxonômica utilizada nesse especial grupo de fungos estão relacionados à estrutura reprodutiva, denominada glomerosporo, sendo a delimitação de taxa extremamente conflitante. Portanto é extrema significância para a taxonomia do grupo a divulgação dos alicerces (caracteres morfológicos relacionados à classificação e identificação de famílias, gêneros e espécies) da sistemática para que novas evidências sejam rapidamente incorporadas e permitam a ampliação do conhecimento científico.
Nesse contexto, esta página teve por objetivos (1) mostrar os caracteres morfológicos usados na taxonomia do filo Glomeromycota; (2) divulgar as espécies de FMA descritas e ocorrentes no Brasil e (3) fornecer subsídios teórico/praticos para a identificação de famílias, gêneros e espécies de FMA.
​
Septoglomus titan
Glomus trufemii
Redeckera fulva